Os 10 Hit´s que marcaram a vida do Eddy Teddy, por ele mesmo.

Eddy Teddy

Cada vez mais me surpreendo com os lances que vou encontrando e descobrindo sobre meu próprio pai.

Um dia desses refletindo sobre o gosto que adquire dele, o de colecionar discos, fiquei imaginando em sua trajetória, quais os discos ou músicos que marcaram sua vida, quais foram importantes no seu aprendizado musical entre outras coisas e por incrível que pareça, achei um texto que também foi publicado no Rabo de Peixe nº 5 (ago/set 88), onde o próprio Eddy Teddy comenta sobre os 10 Hit´s que marcaram sua vida e com isso podemos imaginar as mudanças que foram acontecendo em sua vida.

Os 10 Hit´s que marcaram a vida do Eddy Teddy, por ele mesmo.

Um dia desses me perguntaram sobre os 10 discos que eu selecionaria como meus prediletos. Seria difícil especificá-los, mas, pensando sobre isso, achei que poderia determinar 10 interpretes significativos e que influenciaram minha vida musical.

A ordem de apresentação desses nomes é pela forma como eu os localizei na minha evolução musical e existencial.

Cliff Richar

No início dos anos 60, um disco que ouvia dos dois lados, sem pular nenhuma faixa, era o ROCK TURBULENTO (VOL.1) com CLIFF RICHARD e os THE SHADOWS. Esse disco marcou o meu distanciamento com a infância e a minha aproximação com a adolescência.

De repente, era mais legal ouvir rock & roll com a turma, do que brincar de bandido e mocinho.

Beatles

Já adolescente, descobri os BEATLES e de repente tudo mudou. Meu cabelo cresceu e deixei de penteá-lo na testa e tentar manter uma franja. Comecei à aprender a tocar um instrumento e a tomar umas aulas de violão para depois tocar guitarra.

Lembro do álbum BEATLEMANIA ( o 1º lançado aqui) que compramos fazendo vaquinha entre o pessoa da turma da esquina. Comecei a comprar discos nessa época e não parei mais (acho que é o meu maios vício). Um dos primeiros que comprei com a minha própria grana foi o 1º dos ROLLING STONES. Quando ouvi ROUTE 66 e CAROL, descobri qual era a corrente do rock com a qual eu me indentificava.

Rolling Stones

Dos BEATLES eu gostava mais dos vocais, mas dos STONES, além do vocal diferenciado do MICK JAGGER, eu gostava do som. Foi pelos STONES que eu comecei a sentir a força da música negra ( o RHYTHM & BLUES).

Chuck Berry

E então, descobri CHUCK BERRY e a guitarra para mim passou a ter mais importância. Hoje, daquilo que aprendi a tocar guardo alguns no seu estilo inconfundível e, não sei me posicionar com o instrumento, sem demonstrar ser influenciado por esse mestre. Dos seus discos, o que mais ouço é uma coletânea da CHESS – GOLDEN DECADE.

Muddy Waters

De CHUCK BERRY para MUDDY  WATERS, não precisou nada. Foi ligação direta. Quando ouvi um blues pela primeira vez (talvez I´M A KING BEE com os STONES) tive a certeza minha alma era negra, e nunca mais abandonaria o Blues.

Nessa época, eu já não era mais adolescente e o Blues me ajudou a ficar adulto. MUDDY WATERS falou muita coisa que eu fiz ( ou tive vontade). Dos seus discos, procuro o álbum da série CHESS BLUES MASTER.

Johnny Winter

Um dos discípulos de MUDDY WATTERS e que se tornou meu guitarrista predileto é JONNY WINTER. Tenho quase todos os seus discos, mas o que ainda me impressiona é o JONNY WINTER AND… LIVE AT THE FILMORE. Se eu não tivesse passado pelo FLOWER POWER e seu psicodelismo, não teria vivido minha geração.

Depois dessa época de loucuras, guardo as emoções vividas ao som do disco CHEAP THRILIS com BLIG BORTHER & THE OLDING COMPANY (JANIS JOPLIN).

Johnny Burnette

Na metade dos anos 70 prá frente , volto às origens do rock & roll e descobri o Rockabilly. Quando ouvi JOHNNY BURNETTE com o ROCK & ROLL TRIO no disco TEAR UP (17WILD ROCKABILLIES) tive a certeza que ia me atirar de cabeça nisso.

ELVIS PRESLEY

Esse estilo tinha a essência do Blues embutida nele. Ai, fui rever ELVIS PRESLEY e, talvez por coincidência, logo após sua morte, ao ser lançado aqui o disco “THE SUN SESSIONS” vi quem foi o 1º Rockabilly. Prá mim esse disco é a bíblia desse gênero musical.

O Rockabilly me conquistou e até hoje, é o que mais ouço e pesquiso, além do Blues e Rhythm & Blues.

buddy holly

A vontade em pesquisar sobre os lendários do rockabilly me fez conhecer melhor BUDDY HOLLY, com quem me identifiquei até fisicamente e me fez sentir orgulhoso por usar óculos. Ao ouvir o disco BUDDY HOLLY LIVES entendi melhor muitas coisas que os BEATLES, HOLLIES e outras bandas inglesas fizeram. Com isso acho que CLIFF RICHARD, BEATLES, ROLLING STONES, CHUCK BERRY, MUDDY WATTERS, JOHNNY WINTER, JANIS JOPLIN, JONNY BURNETTE, ELVIS PRESLEY E BUDDY HOLLY estarão comigo enquanto eu estiver memória e puder ouvir.

Eddy Teddy (agosto/88)

Curiosamente o Eddy falesceu em 97, vítima de aneurisma. Quando teve o primeiro derrame cerebral e estava na UTI o médico comentou que se ele sobrevivesse, não iria escutar mais.

Certamente foi menos doloroso perder meu pai, do que ter que vê-lo numa cama sem poder escutar rock & roll e com muitas outras seqüelas.

Deus sabe o que faz.

3 Respostas to “Os 10 Hit´s que marcaram a vida do Eddy Teddy, por ele mesmo.”

  1. Thiago Vareja Says:

    Teddy, esse post com certeza está entre um dos meus preferidos!

  2. Magda M Cortez Says:

    Nossa Amei ,estudei no Matao e conheci esses rockeiros ,tinha muita amizade com o Lo fomos da mesma sala ,um amigao Lembrei ate do Mota que cantava Jonhni river.li tudo Amei mesmo. abraco….

    • luizteddy Says:

      Muito legal Magda.
      Estou montando um documentário e estou desesperado para encontrar alguém que estudou com ele essa época e tem boas recordações.
      Se quiser participar e tiver contato com mais alguém me avise.

      Abraço

Deixe um comentário

