A Grande Trepada (Big Trep)

Mauk, Léo e Edu

Aproveitando a estadia no Rio de Janeiro pudemos entrevistar para o documentário 3 legendários (Mauk, Edu e Leo Porno) da Grande Trepada (Big Trep), banda que desde 1986 vêm mostrando uma sonoridade própria com influências do rockabilly, do psychobilly e do punk rock.

Grande Trepada

Os primos Mauk e Edu batalham há anos para manter não só a cena rocker do Rio de Janeiro viva e ativa, mas também em divulgar o trabalho para todos os cantos, inclusive fora do pais.

Mauk e Edu

Sou suspeito em falar destes caras porque além de ser fã da banda e dos projetos paralelos de cada músico, me sinto honrado em ter participado das diversas jams, shows e gravações com estes caras.

Nossa amizade ficou mais forte até depois da morte do Eddy Teddy, afinal era muito comum nos encontrarmos nos festivais que rolaram fora de São Paulo (Belo Horizonte, Curitiba), na época ainda cantava no Krents e também quando estava no Rio de Janeiro a trabalho ou visitando o Therencio.

A entrevista rolou na Boneyard, uma loja fantástica especializada em produtos com temática rock/old school e entre uma conversa e outra me emocionei com os arranjos acústicos (baixo acústico, guitarra e vocal) de músicas tocadas pelo Eddy, posteriormente gravadas e apresentadas pela Grande Trepada.

Originários do Rio de Janeiro, e na ativa até hoje, estão entre as primeiras bandas de psychobilly nacional e acredito que tenha sido a primeira banda psycho/rockabilly que eu conheci fora da grande SP.

A primeira vinda para São Paulo rolou no final 1987 quando receberam um convite para tocar no clube G.I.S.S.E.L.A. em São Caetano com os Kães Vadius, S.A.R., K-Billy’s e os Garotos Podres.

Zine Rabo de Peixe

Depois disso, voltaram várias vezes, tocaram no Cais, Espaço Retrô, Madame Satã e acredito que nessa mesma época conheceram o Worney que editava o Rabo de Peixe, primeiro zine voltado ao rockabilly & afins e através dele conheceram o Eddy Teddy.

Nessa época eu estava com 13 anos e ficava ligado no visual da moçada que aparecia em casa, me recordo do Mauricio com o seu cabelo descolorido e num puta visual, lembro que ganhamos uma fitinha com a capa xerocada e tinha um desenho da banda onde cada integrante era um monstro. (tenho até hoje esta demo)

Grande Trepada

Parecia que antigamente existia uma diferença enorme entre a miha idade e da galera rocker que aparecia em casa  e analizando hoje, nem era tanta diferença, afinal mantive muito das amizades que eram do meu pai.

Em 1989 tocaram no “Boca Livre”, programa de televisão do Kid Vinil, naquele dia também tocaram o S.A.R, o Kães e o Little Quail e logo depois rolou o convite para participar do “Devil Party” (primeira coletânea psychobilly que rolou no Brasil).

Grande Trepada

De lá para cá gravaram diversas coisas, inclusive participaram de coletâneas internacionais ao lado de bandas consagradas.

Krents e Grande Trepada (alguém se lembre deste show??!!!)

Durante nossa conversa, pudemos relembra de histórias fantásticas com estas e também saber um pouco da vidas destes caras que tem um significado importantíssimo na história do Psycho – Billy & Roll nacional.

Luiz Teddy & Big Trep

Há anos conversamos sobre um projeto que tenho junto com eles, que é um dia gravar e registrar algumas das composições do Eddy Teddy num cd (Luiz Teddy & Grande Trepada), este certamente será um trabalho fantástico e o próximo a ser concluído.

Cleiner, mauk, Léo, Edy e Luiz Teddy

Anúncios

4 Respostas to “A Grande Trepada (Big Trep)”

  1. s. borges Says:

    Gostaria de saber se a FUNAI está ciente dessa exploração do povo nativo, contagiado por “culturas exóticas & alienígenas”.

  2. s. borges Says:

    Se encontrar esses índios por aí, avise que o “Gringo” mandou um abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: