Uma papo com o fella Therencio Portella

  

Durante minha estadia no Rio de Janeiro aproveitei para gravar mais algumas entrevistas para o documentário do Eddy Teddy e para dar início conversamos com o Therencio Portella, ou melhor Theddy como é conhecido no Rio de Janeiro. 

 

Therencio é um publicitário, fanático por rock & roll e suas diversas vertentes, um colecionador, DJ, escritor do primeiro zine psychobilly, um super marido e pai de duas lindas filhas (Melissa e Valentina), organizador de festas, curtidor nato, batalhador sem igual, hacker, etc, etcs. 

 

Se eu tivesse que falar deste cara, perderia horas por aqui contando as mais diversas histórias que vivenciamos, uma amizade verdadeira há mais de 15 anos, falar do Therencio seria como falar do meu próprio irmão. 

 

A história desse fella com a minha família é um lance muito louco, afinal eu costumava aos sábados garimpar discos na Galeria do Rock e acabei entrando na loja Zeus, uma loja de um amigo que se chamava André e que tinha um puta acervo de rockabilly e psychobilly e lá estava o Therencio, procurando alguma festa em SP. 

Luiz Teddy, Therencio e os fellas no psycho fest

Nessa o André acabou nos apresentando e quando vivos que além do gosto em comum tínhamos amigos em comum, como era o caso do pessoal da Grande Trepada (banda psycho / rockabilly do Rio de Janeiro) já marcamos várias baladas em SP. 

 

Dessa data em diante a presença do Therencio em SP era quase mensal, ou melhor era só ter algum show do Krents ou qualquer outra banda que o cara já aparecia, tinha gente que achava que ele morava em São Paulo e ao mesmo tempo a sua família que morava aqui nem imaginava que ele estava direto em SP. 

Luiz Teddy, Therencio, Wagnão, Pixixo e Porco

Intitulado como 5º Krent, participou de quase tudo que fizemos, dos shows, de modelo de capa da nossa primeira demo, de programador visual dos nossos trabalhos, de múmia do GG Allin, produtor do vídeo da Múmia, um dos fundadores dos Putanheiros, escritor de diversas músicas, entre outras milhões de coisas que fizemos e aprontamos por ae. 

Bjorn (Chibuku), Therencio e Luiz Teddy

Ligávamos direto um para o outro para mostrarmos raridades que tínhamos encontrado, era sempre assim: Você não viu nada! – Era comum colocarmos sons pelo telefone, só para dar o gosto e atiçar as lombrigas. 

Snorks, Erique e Therencio

Posso dizer que o Therencio talvez tenha sido o cara que conheceu todos os lados do Eddy Teddy (o lado pai, amigo, profissional e músico) era tamanha convivência em nossa casa que meu pai costumava dizer que ele era o seu quarto filho e como o Therencio havia perdido o seu pai logo cedo retribuía da mesma forma. 

 

Nessa época a molecada se reunia no meu quarto para escutar um som e forrar a caveira de cachaça antes das baladas enquanto meu pai reunia os seus amigos na sala, entre um som e outro sempre aprendíamos muita coisa com os “coroas”, eram tantas historias que ficamos imaginando quando ficássemos mais velhos e tivéssemos nossos filhos. ( já chegou esse dia) 

No outro dia já estava meu pai organizando os seus discos, gravando alguma fitinhas no qual o Therencio foi presenteado com várias e sempre tinha mais uma porrada de histórias para contar.

Therencio, Douglinhas e Luiz Teddy

Depois rolava um almoço na casa dos meus avós e sempre reuníamos minha família e nossas namoradas por lá. Sem contar das festas de natal e ano novo….Bons tempos. 

O Therencio lembrou de vários shows que pode presenciar, como até mesmo os show que rolaram na lanchonete do prédio que morávamos, afinal uma das preocupações do meu pai, foi quando mudou da casa para o prédio, com medo de perder o espaço para reunir os amigos. 

Além de todas estas peripécias relembrou de momentos marcantes quando meu pai o chamou para prestar serviço quando rolavam as assembleias do Consórcio no Rio de Janeiro (Estúdio da KTV). E todos os meses se encontravam para estes trabalhos esporádicos. 

Resumindo, foi um puta parceiro não só meu e da minha família, mas em diversos momentos da vida do meu pai. ( Pai Dú, Eduardo Moreira e Eddy Teddy) 

Brito, Luiz Teddy e Therencio

Relembramos dos momentos felizes e de momentos tristes, como quando soube da noticia que o Eddy estava internado em uma das reuniões do Consórcio e de quando teve a noticia do falecimento. 

Como o Therencio comentou, “Só tive tempo de pega a grana da passagem e ir com a roupa do corpo para o velório”. 

Lux, Luiz Teddy, Therencio e Erica

Lembro muito bem dessa época, afinal o Therencio se reuniu com a gente em casa, ficamos escutando o programa que o Kid Vinil fez em especial ao Eddy Teddy e enquanto escutávamos o programa o corpo do Eddy era desligado dos aparelhos e tínhamos que ficar de olho no telefone até o pessoal do hospital ligar para irmos assinar os papéis. 

Como meu pai era doador e faleceu devido ao aneurisma, acabou doando tudo que podia e por conta disso o processo acabou sendo um pouco mais demorado, mas ao mesmo tempo pode salvar muitas vidas. 

Com certeza se pudéssemos imaginar que tudo isso aconteceria um dia, teríamos aproveitado muito mais os momentos maravilhosos ao lado do Eddy Teddy, mas já se passaram mais de 13 anos e hoje são apenas recordações que guardamos com muito carinho. 

Nossas vidas continuaram, nossas amizades e podem ter certeza que muito das coisas que aprendemos e tentamos passar para nossos amigos, nossa família e no nosso estilo de viver aprendemos com o Eddy Teddy, no qual me sinto orgulhoso em ter sido filho. 

Conversar com o Therencio foi realmente uma viagem ao tempo. 

2 Respostas to “Uma papo com o fella Therencio Portella”

  1. Therencio Says:

    Bicho, me emocionei agora novamente lendo isso.
    Toda essa consideração eu tenho por você e sua família tb.
    Valeu por tudo! Volte logo ao Rio!

  2. Pedro Yosomozo Says:

    Declaração de amizade muito foda!Ótimo post,você está de parabenz!

Deixe um comentário

