Uma entrevista com Massao Hotoshi, um dos maiores ilustradores brasileiros

Massao Hotoshi

Outro grande cara que tivemos o prazer de entrevistar neste último final de semana, foi o Massao Hotoshi. Um dos maiores ilustradores do Brasil que eu já conheci, responsável pelo logo e a arte das capas do Coke Luxe, além de diversas obras publicadas em revistas, como é o exemplo do desenho do John Lennon no ano em que morreu que acabou virando capa da revista Veja. 

Sou suspeito para falar do Massao, porque tenho por ele e sua família uma amizade e um grande respeito, sempre os considerei como se fossem um braço da minha família, afinal este laço de amizade vem desde o final dos anos 60 quando o Eddy o conheceu. Era muito comum nos reunirmos com eles nos finais de semana para comermos uma pizza, escutar música e falar sobre rock & roll. Aprendi muito com estes caras.

Massao, Eddy, Piga e Luiz Calanca

Uma curiosidade foi a do Massao ter tocado guitarrista base em uma das primeiras bandas do Eddy, que se chamava Spectral Zoo, mas como teve muito mais jeito para a arte resolveu sair da banda e em seu lugar acabou entrando o Rato, mais conhecido como Luiz Carlini que depois formou o Tutti Frutti com a Rita Lee e hoje é considerado um dos maiores guitarristas de rock & roll do Brasil.

 

Ló, Eddy, Massao e Willian ( Velho)

Depois dessa época o Massao ajudou a montar uma república no Brooklyn, lá misturaram o pessoal que curtia música, literatura, ilustração e tudo que fosse arte. Por lá passaram caras como o Angeli, o Toninho Mendes da editora Circos, os fotógrafos Wagner Avancini, Arlene Borja e o Lev Mendes Jr, o Luscar, o Furio Lonza (escritor), o Petcho e o Patatá. Uma porrada de outras figuras que direta ou indiretamente estão até os dias de hoje ligados às artes em geral. 

Massao Otoshi 

Quando o Eddy resolveu montar o Coke Luxe, foi através do Massao que conheceu o Litlle Piga, e por ser amigo há muito tempo, acabou captando o que a banda queria e assim produziu as capas, do compacto e do LP. 

Durante essa entrevista pudemos conhecer um pouco sobre suas obras e também um pouco mais dos bastidores de muitas histórias que rolaram na vida destes dois amigos, além de claro falarmos muito sobre Rock & Roll. 

Vebs, Luiz Teddy, Massao e Cleiner

Anúncios

10 Respostas to “Uma entrevista com Massao Hotoshi, um dos maiores ilustradores brasileiros”

  1. Jayme Portugal Says:

    Caro Luiz Teddy, fui muito amigo do querido Massao. Após sua ida ao Japão, perdi o contato. Assim, peço a gentileza de me fornecer seu e.mail, assim como, se for possível o do Luis Piga, como do Toninho Mendes. Antecipadamente agradeço. Abraços, Jayme Portugal.

  2. Sergio Sanches Says:

    O Massao foi a terceira pessoal mais legal q conheci, depois da Luisa e do Pai Du. Muita saúde prá ele. Ilustrações brilhantes. Guardo até hoje com cuidado a capa da Veja sobre a morte do John Lennon.

  3. JOÃO CONEJERO FILHO Says:

    Luizinho, preciso fazer contato urgente com você e sua família.
    Por favor, aguardo ansioso, pois perdi contato após a inestimável perda do meu compadre (sou seu padrinho de batismo).

    Abração.

  4. Marilda Maria Caldeireiro Says:

    Oi Massao,

    Aqui é Marilda, sua ex funcionária.
    Gostaria de revê-los, como posso entrar em contato com você?

    Beijos.

  5. Mieko Miyai Says:

    Oi Luiz, tudo bem?
    Consegue me passar o contato com Massao Otoshi? Eu queria encontrar uma das filhas dele e desde a ida deles ao Japão, perdi o contato. Obrigada. Meu e-mail miekomiyai@gmail.com

  6. isaac de oliveira Says:

    Conheci o Massao na LTB, ele fazia us frilas para nós, na época eu era diretor de arte no projeto sinal. Agora 30 anos depois eu moro em Campo Grande MS e gostaria de saber o e-mail dele. por favor me ajudem. Grande abraço. Isaac de oliveira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: