Campeonato de Topetes

Enquanto não tenho novidades sobre as gravações do documentário, resolvi escrever mais sobre a história da cena rockabilly no Brasil.

Convite Campeonato de topetes

E um outro assunto que deve ficar registrado foi o Campeonato Nacional de Topetes criado pelo Rick & Roll na galeria onde ficava a sua loja de discos em São Caetano do Sul / SP.

Rick & Roll

O Campeonato aconteceu nos anos de 1988, 1991, 1994, com participação de dezenas de rockers e psychos de diversas localidades, onde contou com apresentações de uma banda do meu pai “Eddy Teddy & Kriptonitas”, The Jet Blacks, Grande Trepada e João Penca e seus Miquinhos Amestrados, entre outros.

Rick e Miquinhos

Uma outra curiosidade é que num dos campeonatos o Eddy Teddy foi um dos jurados.

Esses campeonatos eram divididos em três categorias, topetes clássicos, criativos e volume e por mais absurdo que pareça, rendeu bastante destaque na mídia e com isso acabou atraindo mais adeptos ao Rock & Roll.

Em 1991, ao lado de vários topetudos, o Rick foi entrevistado no Programa Jô Onze e meia do SBT, e em 1996, a escritora Glória Perez lembrou o campeonato de topetes, ao criar o personagem rocker Bebeto a Jato, interpretado por Guilherme Karan, na novela Explode Coração, da Rede Globo.

Rick e Guilherme Karan

Nessa época, o Rick foi até à produção da Rede Globo e acabou sendo convidado para apresentar a final do Campeonato de topetes da novela, ao lado do grupo João Penca e seus Miquinhos Amestrados.

Diário Popular 27/06/91

Estado de São Paulo 27/07/91

Anúncios

4 Respostas to “Campeonato de Topetes”

  1. Tiger Says:

    Luiz seu blog é muito bom, bastante educativo vamos dizer assim, ali tem muita coisa que nos mostra passado e nos ensina a ser rockers melhores.

    Adorei. De vez em quando entro só para ver algumas fotos mas sempre acabo lendo alguns artigos.

    Super interessante a trajetoria e seu pai com o Nuno Mindelis. Espetacular a materia dos Rockers vs Mods gostei muito de ler sobre os Tedyy Boys e a vinda do Stray Cats no Brasil.

    Valeu pela dica!

    -Tiger Abraço-

  2. Elrick Says:

    E aí Luiz,qndo vc vai vim tocar em Chapecó?Sou o mais ted dos teddy boys.Lembra de mim né?

  3. liliangelika Says:

    Poxa que saudades!precisamos fazer outro campeonato para reviver estes eventos que foram muito importantes para os grupos de rockrs na época.
    Amigos das festas que faziam as melhores festas no Vitrine,como o Rick,,(ricardo Martins meu sócio na época) Erick Von Ziper e do querido amigo Ivan,Rose, Charutinho,Alex,Sandra Dee,muita gente..saudades.
    Era muito engraçado, a maioria desta moçada,frequentava nada mais nada menos que Madame Satã ,Madame Kravitx,A Torre do Dr.Zero, Morcegovia onde assistíamos alguns clips e filmes alternativos como Liquid Sky, Suburbia,Zona Z e outros

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: