Clube do Rockabilly / São Paulo Rock & Roll Clube

São Paulo Rock & Roll Clube

São Paulo Rock & Roll Clube

Dando continuidade ao documentário sobre o Eddy Teddy e a origem da cena rockabilly no Brasil, outro assunto que iremos abordar e certamente foi uma das grandes atribuições do Eddy na cena rockabilly no Brasil, foi a criação do primeiro Clube de Rockabilly, que surgiu em 84 com a finalidade de reunir apreciadores, promover eventos, divulgar e informar tudo que estivesse relacionado ao Rock & Roll.

O clube teve a adesão de mais de 500 associados e mensalmente era enviado um informativo com noticias em geral, divulgando shows entre outros eventos.

Posteriormente (1986), ainda sob o comando do Eddy passou a se chamar “São Paulo Rock & Roll Clube” para abranger mais adeptos ao estilo.

O Eddy sempre teve essa necessidade de reunir pessoas, seja nas feirinhas de discos, nos bailes que eram organizados, nas reuniões em casa e em tudo de fizesse, talvez esse fosse seu maior prazer.

Lembro que meu pai sempre comentava que sua maior preocupação era continuar divulgando o rock & roll para as novas gerações onde muitos não tiveram acesso e através dessa moçada mais jovem o rock & rol iria continuar sempre no pique total.

Através do Clube as festas foram tomando dimensões maiores e a necessidade de descolar lugares para as reuniões mensais era cada vez maior.

Uma das casas que ficou consagrada foi o Espaço Retro, que começou com uma reunião do Clube em comemoração do aniversário do Eddy em julho de 88 e a partir deste dia em diante iniciava as famosas domingueiras, sendo posteriormente concretizado como o reduto da cena underground paulista.

Hoje em dia talvez as pessoas enxerguem este negócio de clube bem diferente do que era o propósito na época, afinal não existia a internet, rede de relacionamentos como o Orkut, muito menos os Fóruns Musicais.

Então, ou alguém peitava um clube ou certamente seria uma grande sorte encontrar  um grupo de pessoas nas quais pudesse se identificar com o seu estilo.

As informações eram por cartas, então tudo era muito bem organizado e com uma certa antecedência. Para manter um clube, as vezes se gastava muito mais do que se ganhava, por isso foi essencial a ajuda de muitos amigos como o Klaus (Campinas) o Worney (Waz), o Sergio (Sunchess), que contribuíam muito nos informativos, nas divulgações, nos zines, etc.

Um outro lance legal que rolava era umas sessões da tarde onde rolavam vídeos musicais, afinal se era difícil encontrar discos naquela época imaginem só descolar um vídeo!. Lembro que era sorteado, até fitas K-7 com raridades do Clube e o engraçado é que isso era disputadíssimo.

Posteriormente meu pai abandonou o clube e o Eric Von Zíper passou a liderar e organizar as festas com o nome de Rock & Roll Clube do Brasil.

São Paulo Rock & Roll Clube

São Paulo Rock & Roll Clube

Anúncios

19 Respostas to “Clube do Rockabilly / São Paulo Rock & Roll Clube”

  1. Leonel Says:

    Conheci o Eddy na época(entre 80/82)em que trabalhava como roaddie do Made/Raul/Patrulha/Mutantes(sem a Rita) e estava participando dos agitos punk,pois entre 75/77 deixei de curtir a cena “teddy”(no ABC)e foi em um evento da ELLUS(em Pinheiros-77)que troquei o slim jim por alfinetes.Na época que conheci EDDY TEDDY a cena punk explodia.Nesse tempo curti COCKELUXE, KÃES VADIUS e JOÃO PENCA em várias ocasiões.Só voltei as origens “teddies”novamente a partir de 85 porque o agito punk tinha se tornando muito personalizado,missivista,violento e chato.Até hoje me sinto englobado no conceito TEDDY BOY mas sem cair em piegas alternativa.Realmente o EDDY foi uns dos caras mais ativo e carísmático dentro da cena roqueira e”billy” do Brasil.Como cristão, creio que hoje ele agita junto com ELVIS e outros, o lado festivo das dimensões celestiais com seus sons e acordes rock-a-billy. BEP-BOP-A-LULA!!!!!

  2. wagnão Says:

    REALMENTE CADA LINHA TRM KILOS DE HISTORIA…

  3. Ivan Castellón Says:

    Não lembro quando, nem em que época, mas quando conheci o Eddy sabia que havia um sentimento muito grande envolvendo o Rock’n’Roll, todas essas festas tinham um único propósito, a divulgação e a confraternização dos poucos adeptos curtidores do mais puro Rock’n’Roll, o maior prazer do Eddy era passar as novidades conquistadas pelos vários contatos que possuía, muita coisa que eu conheci foi através dele, lembro como se fosse ontem, quando ia à casa do Eddy sempre tinha uma novidade, então eu sempre levava uma boa dúzia de fitas K7 para sair com raridades que ninguém tinha, lembro também de uma criança que sempre se tornava a atração das festas com uma dança única, não posso afirmar quem era, mas o Luiz pode nos dizer quem era, pois era um de seus irmãos.
    Vou parando por aqui, porque historias com o Eddy são muitas e se eu continuar vou acabar escrevendo um livro aqui.
    Eddy Teddy, um grande amigo, um grande irmão e um grande exemplo de pai, fica a saudade mas eternizado como ícone.

  4. The Pelvis Says:

    Como é bom ver e rever fotos e historias do nosso rockabilly brasileiro.

  5. Thaís Says:

    Ow querido, estou meio no desespero, vou comemorar meu níver e quero um bar, casa de show que vá rolar rockabilly. vc conhece?

    Obrigada desde já

    • luizteddy Says:

      Olá Thaís, tentei te passar um e-mail mais voltou..
      Em primeiro lugar preciso saber quando será o seu aniversário e de que região você é?
      Existem poucos bares temáticos ao estilo e as festas rolam esporádicas.

      Luiz Teddy

  6. Thamires Says:

    Oi, por favor, gostaria de mais informações sobre os rockabillys, vou fazer um fotodocumentario e uma apresentação na faculdade.
    Quem puder me ajudar, entre em contato pelo email
    Obrigada!

  7. Daniele Says:

    Oi, estou indo passar o fim de semana em sampa, e, gostaria de endereços pra curtir um rockabilly legal na capital, alguma indicaçao interessante ? Favor ajudem-me. Dan

    danalopes@bluewin.ch

  8. daniela couto Says:

    oiii!!to em sp a trabalho e queria ir em algum lugar
    q tocasse rockabilly…nao conheço mt aqui…queria sua ajuda.
    vou ficar em sp ate dia 21…ainda tenho algum tempo pra curtir algumas festas,neh..
    valeu…
    dani

    • luizteddy Says:

      Olá Daniela, acredito que neste final de semana deva rolar várias festas. Começando pelo dia 30/07 (Sábado) – Rua Augusta 331 .

      Vou ver se descubro mais alguma coisa

  9. daniela couto Says:

    valeu!!quero ir em todas possiveis…=)
    ja que em bh,nao acontece mtos eventos de rockabilly…praticamente nunca,na verdade…
    bjoo

  10. daniela couto Says:

    valeu!!vou nessa ae!!parece q vai ser bom…

    bjoo!!

  11. Marcelo Alves (Stray Cats ) Says:

    Estou fora de Sampa hj em dia , mas conheci o Eddy , Biily Gato, Ale, fui a vários shows da Banda Grilos Barulhentos enfim fui e sou Rockabilly até hj com muita honra agora descobrir vcs espero manter contato e nunca deixarmos o verdadeiro Rock de lado. Abraço a todos.
    Marcelo.
    m_mcello@hotmail.com

    • luizteddy Says:

      Cara valeu pelo post, não escrevo muito aqui no Blog, mas na medida do possivel costumo colocar alguma coisa enquanto o documentário não sai.
      Vamos mentendo contato sim.
      Abraço

  12. DaNi Says:

    cara estou a procura de um lugar em sp centro que toque
    o melhor do rockabilly tive o privilégio de ir a augusta um dia deste sem querer e me deparar com um barzinho que no dia houve discotecagem do som … muuuiitooo maassaa… adorei

    • luizteddy Says:

      Dani, não existe um lugar fixo e sim muitas festas que rolam na cidade, algumas até mensais.
      A dica é, fique de olho no facebook (caso tenha) que sempre aparece bastante coisa para curtir durante a semana.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: